Escrever um artigo científico

Escrever um artigo científico exige pesquisa, concentração e técnica. Não é um trabalho fácil para aqueles que começam a vida na Universidade. Como diz Mario Sergio Cortella, nós não nascemos prontos. Podemos aprender a escrever bem e com arte. As dicas e

tumblr_static_71hngledp4kcs4kggwsw8o08s

orientações de quem tem mais experiência são importantes.

matéria publicada no Jornal da USP, de 10 de julho, chama a atenção do leitor para o artigo publicado na Revista Linha D’Água, de Maria da Graça Lisboa Castro Pinto, sobre Os meandros da escrita académica. Alguns recados aos estudantes universitários.Aproveitem.  Vale a pena ler.

Da minha parte, se me permitem, digo que para escrever bem é preciso saber pensar. Para pensar bem é preciso ler, e ler a boa literatura. Leia os editorais, colunas e artigos dos bons jornais. Leia os clássicos. Leia a poesia. Leia sobre tudo e amplie o seu conhecimento.

3 comentários em “Escrever um artigo científico”

  1. Gosto de escrever, desde os idos tempos de menino – alguns autores me emocionavam tanto que me quedava em um canto sozinho, pensando. Que dizer de Euclides da Cunha, Machado de Assis, Shakeaspere, Oscar Wilde, entre tantos e tantos. Profissionalmente, temos de ser sintéticos e na fase acadêmica, mais ampla, podemos juntar este dois elos, tarefa nada fácil. Infelizmente estamos carentes de bons cronistas, tais como Nelson Rodrigues. Stanislaw Ponte Preta, Marcos Rey, Plínio Marcos, comprava-se os jornais só para ler os seus escritos. Hoje temos Olavo de Carvalho, Sérgio Rios, Ricardo Lewandowski, entre outros. Mas precisamos da nova geração, e este blog, espero, vá despertar estas consciências. Parabéns Mestre por mais este ensinamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s